quarta-feira, 26 de março de 2014

Conquistas - Introdução dos sólidos

Chegada a hora de começar os sólidos, é para nós mães mais uma fase de mudança, para o bebé uma fase de mudança, descoberta e novos sabores. A B esta quase a fazer um 1 ano e por isso ontem iniciámos o segundo prato.
A hora dos sólidos começa, penso eu, com um ano de idade do bebé, depois de este já comer as sopinhas com carne e peixe, de já ter provado os mais variados legumes e ainda beber leite, seja ele materno ou em pó. No caso da nossa Baby B a sua dieta neste momento é: Leite Materno, fruta e sopa com peixe/carne, iogurte ou papá, fruta e sopa de carne/peixe e para a ceia novamente Leite Materno.
A cerca de dois meses percebi que a B já fazia aquele movimento de mastigação, já tinha 6 dentes, então comecei a dar lhe a banana inteira, maça ou pêra crua, comendo tudo na perfeição, vai trincando e mastigando com dentes e língua, mas safa-se lindamente. Introduzi também nessa altura, massas e arroz cozido na sopa para a B se ir habituando aos alimentos sólidos. 
Agora sim estou a iniciar não só os sólidos, mas também o segundo prato, tal como fiz com a C, tal como a nossa Pediatra nos aconselhou, vou retirar a carne/peixe em pequenas quantidades da sopa e essa quantidade vou colocando no segundo prato com algum acompanhamento, batata, arroz, massa, e depois a medida que retiro a carne/peixe da sopa, aumento no segundo prato. Mais tarde diminuo a quantidade de sopa, onde passarei a dar ao almoço e ao jantar: fruta; sopa de legumes; segundo prato com carne/peixe e acompanhamento. Podemos também ter presentes os verdes para se irem habituando a ver os legumes no prato e não só na sopa.
Ontem o 1º dia da B correu muito bem, adorou o segundo prato, usou a colher muito bem para a sua idade, e claro também fez muito uso das mãos. Nesta fase alimentar dos nosso filhos é uma autentica aventura e sujeira, mas faz parte do crescimento deles, e para nós vai ser óptimo incentiva-los a comerem sozinhos o quanto antes. 
O sítio onde alimentarmos os nossos bebés convêm que seja calmo e tranquilo. O mais emocionante nisto tudo é começar a ter a B a mesa connosco; a C esta super contente com isso, acha imensa graça a irmã comer sozinha com a colher dela.

Pescada cozida e massinhas

Resumindo, as mudanças nesta nova fase alimentar da B são:
  • Introdução dos sólidos 
  • Deixa o Leite Materno para o Leite de transição.
  • Pode começar a comer a nossa comida, com moderação de sal, e claro com algumas restrições.
  • Frutas da Época 
A B está uma graça ;)
O tema alimentação e introdução de sólidos, neste caso, tem inúmeros artigos, livros e testemunhos e partilhas, deixo vos aqui um artigo acerca deste tema, que gosto muito da Revista Pais e Filhos aqui.

alt



Vejam também BigClittleB no Facebook aqui Instagram aqui



Pode também gostar de:

Primeira Bolacha da Benedita


Sem comentários:

Enviar um comentário